Escolha uma Página

O marketing médico pode ser complicado, e pode ser preciso muito tempo e esforço para mostrar aos pacientes em potencial que você é confiável online.

É por isso que separamos algumas dicas para médicos que estão procurando construir uma presença online melhor.

Inegavelmente, o negócio de marketing médico mudou consideravelmente nos últimos anos. Sendo assim, o processo de encontrar e atrair novos pacientes é mais desafiador do que nunca.

Apesar das amplas reformas no sistema de saúde, numerosas demais para listar, algumas das preocupações atuais e a mudança do cenário incluem…

  • Os médicos enfrentam uma maior concorrência entre práticas médicas privadas e hospitalares;
  • Os pacientes estão mais informados e cada vez mais capacitados para tomar decisões de saúde; e
  • O consumismo e a voz do cliente (pacientes) afetam diretamente a remuneração e a receita.

Os pacientes não querem ver o segundo melhor médico!

Sobretudo, a conquista eficaz de pacientes e a admiração do público são quase inseparáveis. Assim, o marketing médico usa seletivamente ferramentas de comunicação para informar e influenciar a forma como os pacientes em potencial reconhecem quem você é e o que você faz.

Pois para preocupações sérias com a saúde, e até mesmo questões de rotina, os pacientes informados selecionam o melhor provedor para o melhor atendimento.

Em resumo, o marketing gera confiança, diz o que você pode fazer por eles e apresenta o valor que você entrega para os indivíduos que precisam e podem se beneficiar mais desse valor.

Alcançar um público-alvo com uma mensagem de marketing oportuna apresenta seus serviços e uma resposta para o problema deles de uma maneira convincente que influencia positivamente sua reputação.

1. Procure por si mesmo na Internet

marketing médico

Nossa primeira dica de marketing médico é que, antes de começar a construir uma estratégia, você procure por si mesmo na Internet para ver como sua prática se parece do ponto de vista de um consumidor.

É fácil, e talvez realista, que um médico ou profissional de saúde assuma que os encaminhamentos são a forma mais comum de os pacientes ouvirem o nome da sua clínica.

No entanto, você nunca deve subestimar o potencial de um paciente para pesquisar seu nome online. Já que qualquer paciente que tenha sido encaminhado a você tem o potencial de pesquisar seu nome antes de se comprometer e, na verdade, cerca de um terço dos pacientes procura e confere a reputação dos médicos online.

Certifique-se de dar uma olhada em sua presença online. Pois isso lhe dará uma ideia de por onde começar ao criar sua estratégia digital!

2. A marca é a base da mensagem

marketing médico

Pense em “marca” e “reputação” como ideias de marketing quase inseparáveis. Pacientes, pacientes em perspectiva, colegas (até concorrentes) tem uma percepção e reconhecimento de sua presença única no mercado.

Sua marca abrange tudo o que você faz, mas principalmente é como você se diferencia claramente e apresenta uma vantagem competitiva exclusiva como a melhor escolha para o público desejado.

Quando você controla e direciona adequadamente a mensagem, a marca significa negócios. Comunicar eficazmente uma mensagem de marca forte significa destacar-se da concorrência. 

O poder da marca e as razões pelas quais as pessoas ressoam com uma mensagem de marca forte são:

  • Menor risco: Nomes reconhecidos implicam qualidade consistente e confiável.
  • Status: O valor agregado percebido e um custo mais alto são atribuídos a nomes de marcas.
  • Fidelidade: As marcas inspiram confiança com seguidores apaixonados que se referem e recomendam.
  • Reputação: O reconhecimento de nomes alimenta e acelera a reputação profissional.
  • Segmentação: Uma mensagem de marca direcionada atrai tipos específicos e desejáveis ​​de novos negócios.
  • Vantagem: O reconhecimento da marca distingue você da concorrência.

3. Envolva-se nas redes sociais

redes sociais

Eu estou supondo que você precisa postar com mais frequência e se envolver com sua rede social.

Muitos profissionais médicos subestimam o poder das redes sociais para sua prática, mas lembre-se de que os pacientes usarão a internet para pesquisar seus negócios.

Você também deve compartilhar artigos específicos do setor que fornecem dicas sobre certas coisas e grandes novidades dentro do setor. Por exemplo, um dentista poderia compartilhar um artigo sobre porque você deve escovar os dentes mais de uma vez por dia e etc.

Nota: Não esqueça de que os pacientes agora podem usar o Facebook para procurar recomendações. A rede social pode ser uma ferramenta poderosa que os consumidores podem usar para descobrir sua empresa. Portanto, certifique-se de ter uma presença ativa pelo menos no Facebook.

A mensagem de marketing médico

Em suma, as estratégias e táticas de marketing será um roteiro único, orientado por metas específicas, resultados mensuráveis, público-alvo bem definido e dezenas de outras considerações.

Sem dúvida, a mensagem de marketing médico e a construção de reputação é algo que você controla e dirige. As mensagens que você emprega, através de estratégias e táticas adequadas, aumentam a admiração do público ganhando novos pacientes.

Você já possui um site? Se ainda não possui é hora de criar seu site e se destacar no mundo online!

Entre em contato!