Escolha uma Página

Para qualquer empresa que forneça um produto ou serviço aos clientes, o ato de encontrar, direcionar e obter novos clientes sempre estará entre suas principais prioridades. Mas esquecem a importância da retenção de clientes.

Pois muitas das empresas tendem a esquecer que, uma vez que um cliente faz a primeira compra, há muito mais a ser feito no relacionamento com o cliente.

A retenção de clientes é mais valiosa e custa menos dinheiro do que encontrar novos clientes. Clientes atuais já estão familiarizados com suas ofertas de negócios e já foram expostos à sua marca. Novos clientes são mais difíceis de vender, porque você está essencialmente começando do zero.

Para adquirir um novo cliente, você precisa gastar dinheiro em marketing, geração de leads, análise e publicidade.

Empresas inteligentes sabem que a primeira compra é apenas o começo, e que o valor real do negócio está em reter esse cliente.

1. Crie um programa VIP para seus clientes

Às vezes, o maior motivador do comportamento é o status que você pode alcançar.

Sendo assim, um programa VIP leva os pontos de fidelidade para o próximo nível, dando aos clientes status elevado e ofertas exclusivas, além de aumentar as recompensas à medida que continuam comprando com você. Quanto mais eles compram, mais eles ganham!

2. Peça feedback e aja com base nessas informações

retenção de clientes

Você não pode melhorar a retenção de clientes sem primeiro entender por que seus clientes se movimentam. Mas depois de conhecer as razões e os sinais correlacionados, você pode trabalhar para evitar e reduzir a rotatividade de clientes lidando de maneira proativa com os problemas.

Portanto, peça feedback regular do cliente de toda a equipe, incluindo o responsável pela tomada de decisões. Pois ser capaz de identificar e resolver esses problemas o mais cedo possível ajudará você a evitar que os clientes o deixem.

As pesquisas são ferramentas poderosas para desenvolver o envolvimento do cliente. As pesquisas podem parecer chatas, mas as pessoas gostam disso.

Inegavelmente, ouvir os clientes diretamente para saber como eles se sentem sobre seus produtos e serviços é uma ótima maneira de consolidar o vínculo que já existe. Desse modo, o feedback pode ajudar você a desenvolver um conteúdo personalizado envolvente para retenção de clientes.

“Quando os clientes tem a chance de se expressar, eles revelam suas mentes e sentimentos sobre sua marca.”

Em suas queixas, seja sensível o suficiente para detectar os pontos problemáticos. Conheça as áreas em que eles não estão satisfeitos e por quê. Ajustar essas áreas vai mudar as coisas.

3. Use a reciprocidade para aumentar a lealdade

A reciprocidade é uma construção social que foi encontrada para aumentar a lealdade. Assim, atos de bondade criam um sentimento de obrigação na pessoa que instintivamente quer retribuir a gentileza.

Existem dois tipos de reciprocidade: surpresa e trombeta. Ambos podem ser usados ​​no atendimento ao cliente para aumentar a fidelidade.

  • A reciprocidade surpresa é um presente ou gesto surpresa. Um exemplo disso seria quando você envia a seu cliente gratuitamente ingressos para um evento da empresa sem aviso prévio.
  • A reciprocidade trombetada é quando a pessoa que dá ou faz algo benéfico faz isso de uma maneira que revela que eles estão indo além. Um exemplo disso seria dar ao seu cliente acesso antecipado a um novo produto ou recurso.

Algumas iniciativas exclusivas e de baixo custo podem percorrer um longo caminho para encantar seus clientes e fidelizar seus clientes

Primeiramente, encontre marcos no relacionamento com o cliente e encontre maneiras de recompensar os clientes que eles não esperam. Por exemplo, imagine um cliente encomendar seu terceiro par de sapatos. Uma semana depois, eles recebem um par de meias que combinam com uma nota manuscrita, agradecendo-lhes pelo negócio.

Em resumo, esses tipos de exibições inesperadas de apreciação podem percorrer um longo caminho (especialmente no mundo do compartilhamento social) para melhorar a experiência do cliente  e compensar o custo do item várias vezes.

4. Ofereça atendimento extraordinário ao cliente

clientes

Sobretudo, busque a excelência para manter os clientes satisfeitos, a ponto de que eles digam aos outros o quão bem eles foram tratados ao fazer negócios com você.

Mova o produto ou serviço que você entrega, oferecendo níveis de serviço mais altos do que o esperado para todo e qualquer cliente.

As principais facetas incluem:

  • Dedicação à satisfação do cliente por todos os funcionários
  • Forneça resposta imediata
  • Ofereça entrega pontual consistente
  • Entregue o que você promete antes e depois da venda
  • Ofereça um processo de entrega sem defeitos e sem erros
  • Recrute pessoas excepcionais para prestar seu serviço ao cliente

Serviços extraordinários constroem fortunas em clientes recorrentes, enquanto um serviço ruim levará seus clientes para a concorrência.

5. Preocupe-se com a retenção de clientes

Na era da maior automação, as empresas precisam fazer um esforço extra para que seus clientes saibam que são pessoas e não apenas um número. Portanto, realmente preocupe-se com seus clientes! Seja receptivo às suas necessidades e seja proativo em trazer ideias para a mesa.

Melhorar a retenção de clientes em um esforço para aumentar as vendas não é unidimensional nem acontece da noite para o dia. Então, tente táticas diferentes, analise os resultados e faça mais do que está funcionando e menos do que não está.

Seu principal objetivo é criar e manter um excelente atendimento ao cliente enquanto constrói e nutre relacionamentos com sua atual base de clientes. Isso manterá seus clientes satisfeitos e aumentará as vendas.

Quais são suas estratégias para melhorar a retenção de clientes? Compartilhe-as conosco!